Tempranillo

A Tempranillo é uma variedade de uva tinta, originária do norte da Espanha. Seu nome vem da palavra espanhola “temprano”, que significa “cedo”, e faz referência ao seu amadurecimento precoce, pois normalmente é uma das primeiras uvas tintas a ser colhida, uma faceta que a torna versátil e apta para ser cultivada em climas diferenciados. Também encontrada em países como Portugal, Argentina, Estados Unidos e Austrália, essa variedade recebe outros nomes dependendo da região em que é cultivada, sendo considerada uma das castas com a maior variedade de nomes no mundo.

Na Espanha, é conhecida também por Cencibel, Tinta del País, Tinto Fino, Tinta de Toro e Ull de Llebre. Já em Portugal, é chamada de Tinta Roriz ou Aragonês.Sua coloração é bastante escura, com taninos médios. Assim como as uvas tintas, é bastante encorpado nos vinhos, principalmente em blends com frutas Merlot e Pinot Noir. Ao contrário de outras uvas, a Tempranillo não apresenta aromatização marcante, ainda que dê para sentir, em alguns casos, notas de baunilha, tostado e caramelo. O destaque em vinhos produzidos com a uva é a presença na boca.

A harmonização de vinhos com uva Tempranillo os pratos deve ser equilibrada, principalmente em razão da intensidade da fruta. Confira algumas opções de combinação: Carnes: filé mignon, ragu de pato e costela ao bafo com molho de ervas; Massas e molhos: molho sugo, molho pesto e lasanha à bolonhesa; Risotos: tomate seco e pesto; Queijos: brie, gruyere e semi curados.

Exibindo todos 8 resultados