Merlot

Os vinhos Merlot são os preferidos de quem quer trazer elegância à degustação. Suas principais características são a suavidade e a longevidade variada — ou seja, podem ser de igual qualidade tanto jovens, quanto envelhecidos. As uvas desse tipo são facilmente reconhecidas por uma aparência de veludo azulado e também por bagos grandes. Esse último aspecto é o que faz com que os vinhos tenham taninos médios, muito apreciados por enólogos.

Quando produzidas em regiões quentes, eles são bastante frutados e com menos taninos, podendo ter mais estrutura se forem envelhecidos em carvalho. Por outro lado, quando produzidas em regiões frias como a França, Chile e Itália, a presença de taninos é maior, mesmo quando mais jovens. 

De maneira geral, são bebidas de textura macia e doçura característica. Seus aromas mais comuns são de frutas vermelhas e mediterrâneas — como a cereja e o figo —, sendo também notadas as presenças de morango, framboesa, ameixa, amora e groselha. É possível encontrar rótulos com tons florais de rosas e violetas, assim como alguns amadeirados — como carvalho e cedro —, que podem apresentar aromas de cacau, tabaco, baunilha, fumaça, ervas e especiarias.

Exibindo 1–16 de 26 resultados